Estádio Lujniki da Russia

Estádio Lujniki (em russo: Лужники), antigo Estádio Central Lênin, é um estádio localizado em Moscou (português brasileiro) ou Moscovo (português europeu) , Federação Russa, no distrito de Khamovniki, próximo à estação Sportivnaya do metrô de Moscou.

Inaugurado em 31 de julho de 1956, tem capacidade para 84.745 torcedores. como símbolo da ambição do socialismo no esporte e chamado de estádio central Lenin.
Onde a Seleção de futebol da URSS fazia seus jogos amistosos. Depois foi reformado e sediou os Jogos Olímpicos de Verão de 1980, marcado pelo boicote dos Estados Unidos e aliados e pelo mascote, o ursinho Misha, que encantou o mundo ao derramar uma lágrima na Cerimônia de Encerramento dos Jogos.

Durante os Jogos a capacidade era de 103.000 torcedores, que assitiram as provas de Atletismo, a final do Futebol e a Prova de Saltos do Hipismo. Foi o primeiro estádio a receber um jogo da Liga dos Campeões da UEFA com grama artificial, no dia 27 de Setembro de 2006, com o jogo FC Spartak Moscovo 1 – 1 Sporting Clube de Portugal.

Recebeu a final da Liga dos Campeões da UEFA de 2007-08, quando o Manchester United venceu o Chelsea, nos penâltis por 6 a 5, após um empate em 1 a 1 no tempo normal e prorrogação.

Em 15 de Setembro de 1993, o Rei do Pop Michael Jackson se apresentou no estádio em um show histórico, como parte da Dangerous World Tour. Com uma audiência estimada em 115 mil pagantes, é um recorde de público até os dias de hoje para o local.

O Lujniki é uma das principais sedes da Copa do Mundo, com três partidas já definidas,a abertura, semifinal e a Final. E Rússia já classificar para a Copa do Mundo de 2018(camisolas futebol).

 

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *